domingo, julho 29

Agosto em Lisboa




O verão desce lânguido pela calçada. O preto e branco do calcário sob as cores mornas de agosto que se unem num só luz. Boa tarde, diz-me o homem sem nome e de sorriso de todos os dias. Boa tarde, respondo ao vulto que de costas, dobra a esquina da rua que ainda tenho na memória. Mas antes cruza-se com uma mulher, de pele sardenta e avermelhada pelo sol que lhe é estrangeira. Desce com uma caixa de mirtilos na mão. As unhas arroxeadas pelo sumo. Lá ao fundo o rio. Que eu quero pensar que ao fundo da rua estará sempre o rio, o meu rio. O eléctrico que desce . Sento-me ao colo da cidade a que chamo minha. Atrás de mim, a porta da confeitaria que ficou entreaberta.

Mil folhas com mousse de mirtilo


( para 6)

6 folhas de massa filo
400ml de natas
3 claras de ovo
250 g de mirtilos
150 g de açucar
5 folhas de gelatina
50 ml de água

Corte uma folha de massa filo em quatro tiras. Pincele-as com manteiga e sobreponha-as. Depois corte a tira final em 3 partes. Repita o processo para as restantes folhas de massa. Coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200º até ficarem douradas. Reserve.
Coloque as folhas de gelatina em água fria. Leve os mirtilos com a água e o açucar, num tachinho a lume brando. Quando os mirtilos tiverem desfeitos, coe e desfaça as folhas de gelatina no preparado de mirtilo. Bata as natas e depois  misture com as claras batidas em castelo. Misture bem a calda de mirtilo e leve num tabuleiro, ao frio durante pelo menos 6 horas. Corte a mousse em fatias e disponha os mil folhas como na imagem.

Receita para o Desafio Dories às Sextas

10 comentários:

O Ramalhete disse...

este local é um regalo para a mente e para o estômago.

Isadora disse...

que lindo o poema! mirtillos eu adoro! pena que aqui no Brasil, nao tenham frescos!

Anónimo disse...

Aqui está uma sobremesa com mil folhas de frescura.
um abraço.
~Patrícia

Blondewithaphd disse...

No dia em que eu aqui não me surpreender é que acho estranho...

inês do crasto disse...

Ena, que apresentação excepcional!
Gostei muito da receita :)
beijinhos,
Inês

Gisela disse...

Adorei a apresentação e a introdução da massa filó.
Um beijinho

Anónimo disse...

Regressado a Lisboa, passo para a cumprimentar. Infelizmente não posso provar os Mil Folhas, porque a minha vesícula está a protestar com a sobrecarga de trabalho que lhe dei nas últimas semanas. Piegas, é o que é!
Beijinho

São Ribeiro disse...

GOSTEI MUITO...BEM AO MEU GOSTO.
BOA SEMANA
BJ

Babette disse...

Mil desejos de mil folhas... em Agosto.
Beijo
Babette

Luis Eme disse...

sim, Agosto em Lisboa pode ser assim...